-
Arquitetos: ArchTank
- Área: 68 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Tsutomu Yoshizak
Habitação como Diálogo - Akitsu-cho, cidade de Higashi-Hiroshima, ao longo do Mar Interior de Seto, no Japão. Os abundantes recursos ambientais alimentaram uma rica paisagem industrial, incluindo fábricas de saquê, cultivo de ostras, construção naval, etc. A "Casa do Torrador", localizada em uma pequena rua comercial em Akitsu, em Hiroshima, é uma loja/casa de madeira de dois pavimentos reformada após ser inundada por fortes chuvas no Japão ocidental. Os danos causados pela inundação afetaram o distrito comercial do proprietário mais antigo e muitas lojas foram obrigadas a fechar.
Antes da reforma, o cliente alugava uma parte da loja de roupas administrada pela mãe do proprietário mais antigo. Entretanto, devido à falta de um espaço para a cafeteria, o cliente quis aproveitar a oportunidade da mudança de geração para focar na torrefação. Portanto, expandimos a oficina de torrefação ao longo da rua e exibimos o processo de fabricação de grãos de café, como a prateleira de grãos e a máquina de torrefação, que conectam o fluxo de grãos crus, grãos torrados, embalagem e degustação.
O piso de terra batida da entrada, entre a habitação e o café, é um espaço multiúso que pode ser usado para cafés e eventos, e, ao mesmo tempo, tem uma função residencial com um quarto de hóspedes, sala e cozinha. Como as pessoas desejam viver? Como lidar com desastres inesperados? Pensamos que a casa existe nesse diálogo entre os humanos e as circunstâncias.
A interface entre habitação e meios de subsistência mudou juntamente com as mudanças na composição familiar e no ambiente regional de Akitsu. Ao acrescentar profundidade às fronteiras, pretendemos criar uma vida cotidiana multifacetada para os habitantes e criar uma situação em que tanto estas como a paisagem da cidade rural sejam o “pano de fundo”. Essa é exatamente a atitude do proprietário da loja que está tentando enfrentar a crise após a recuperação do desastre, e o diálogo com a vida futura.